Com um dos formatos mais diferentes e estilosos, a Aeropress é uma cafeteira recentemente inventada, mas já muito adorada pelos coffee lovers. Idealizada em 2005 pelo engenheiro Alan Adler, o café feito por esse método fica pronto em um minuto e é facilmente servido, se encaixando em qualquer recipiente ou xícara.
A Aeropress, assim como a Prensa Francesa, prepara o café com o método de infusão, porém faz uso de filtro de papel. Isso produz uma bebida com açúcares e óleos essenciais presentes, mas com mais sutileza.
Nessa cafeteira, é o ar que faz a pressão que separa a bebida pronta do pó. Para garantir um café perfeito, é preciso apenas controlar o tempo, a temperatura da água e usar um café de qualidade.
O preparo é simples:
1. Encaixe o filtro de papel no porta filtro e escalde com água quente.
2. Posicione sua Aero por cima da xícara e insira o café moído. Nossas baristas recomendam uma proporção de 8 a 10g de pó para 100ml de água.
3. Despeje água suficiente para cobrir o pó, mexendo delicadamente com um a colher em seguida.
4. Coloque o restante da água e aguarde alguns segundos.
5. Encaixe o êmbolo e empurre pressionando continuamente para fazer sua extração. A cafeteira irá emitir um leve chiado, indicando que o líquido passou. Não é necessário apertar até o final.
Além do método tradicional de uso, há uma segunda forma de preparar o café na Aeropress.
Muito popular entre os baristas, o chamado método invertido consiste em usar a cafeteira de ponta cabeça. Dessa forma, o pó de café fica em contato com a água por um período mais longo, por isso resulta em uma bebida com mais corpo e uma sensação de maior densidade na boca.
Quem aqui curte a Aeropress?
Compartilha esse post e avisa a gente se quiser um post detalhando o método invertido!