Os fãs de coado com certeza já conhecem a Hario V60. Apesar de similar ao coador tradicional, essa invenção japonesa se destaca pelo seu design cônico em V e com espirais em ângulo de 60º.
Ele chegou ao mercado em 2005, como uma evolução do filtro de café normal, e se popularizou por produzir uma bebida que realça as notas sensoriais do café.
Seu formato com ranhuras permite uma extração mais uniforme do café e garante distância entre o líquido e o papel do filtro.
Esse método também conta com uma abertura maior no fundo, que proporciona mais controle no fluxo da água e evita que fique acumulada. O café produzido é equilibrado em acidez e doçura, sem resíduos.
Preparo
1. Encaixe o filtro especial para a Hario V60 e não esqueça de escaldá-lo com os outros utensílios, descartando a água usada para isso.
2. Em seguida, coloque o pó de café no filtro e dê uma batidinha para que a distribuição fique homogênea. Isso fara com que a água cubra todo o pó facilmente. Nossas baristas usam a proporção de 10g/100ml e moagem média.
3. Jogue um pouco de água sobre o café para hidratá-lo, use apenas o suficiente para cobrir o pó. Aguarde meio minuto.
4. Vá lançando o restante da água em movimentos circulares, assim você contempla todo o pó e faz com que esse movimento extraia ainda mais sabor.
5. Sirva em seguida!
Para garantir sempre a melhor extração do seu café, separamos duas dicas valiosas para nunca esquecer:
1. Usar sempre o filtro de papel próprio, já que uma das principais características do coador são as ranhuras no ângulo de 60º
2. Nunca jogar a água toda de uma vez, isso pode causar a super extração e deixar seu café com gosto amargo.
Esse método japonês de filtrar café é delicado e produz uma bebida aromática e deliciosa.
Não esqueça de salvar e compartilhar esse post, para sempre ter em mãos o melhor jeito de preparar seu café.