fbpx

Roda de Sabores

A Roda de Sabores vai lhe ajudar a desenvolver o sensorial na hora de degustar seu café! Você já ouviu falar sobre a Roda de Sabores? Desenvolvida pela Specialty Coffee Association e disseminada em todo o mundo, ela pode lhe guiar durante a degustação do seu café, lhe ajudando a treinar seu paladar e notar diferentes notas que oferecem tanto sabor.   Para usá-la, basta iniciar no centro da roda. Por exemplo: a sensação que você experimenta ao degustar determinado café pende para o frutado? O próximo passo é definir, com ajuda da roda, quais dos quatro tipos de frutado representam melhor a sensação experimentada. Por fim, dependendo da sua resposta, você irá se deparar com a nota sensorial final, como laranja ou uva, por exemplo.   Bacana, mas você não tem a Roda de Sabores ainda? Confira aqui!

Bulletproof coffee

A receita do Bulletproof coffee foi criada por Dave Asprey, autor do livro “The Bulletproof Diet”. O objetivo dele era duplo: alimentar bem o corpo e promover uma aceleração mental.   O preparo é simples, requer poucos minutos, mas exige ingredientes de qualidade, por isso é importante escolher um café do tipo especial, que não tem as impurezas do grão tradicional.   A receita é simples:   –300ml de café especial   –1 colher de sopa de manteiga (o recomendado é a manteiga ghee)  –1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem  Coloque tudo no liquidificador ou no mixer por 20 a 30 segundos. A aparência é de um café cremoso, com uma espuma por cima.   Você já experimentou?  

Clever

A Clever Dripper é um método que se popularizou nos últimos 10 anos por sua simplicidade e modernidade. Utiliza filtro de papel como o coador tradicional, mas permite controlar o tempo de infusão do café, como a prensa francesa. Muito versátil, ela oferece diferentes níveis de intensidade e sabor de acordo com o tempo de infusão, a moagem do grão e a quantidade de água.  A Clever conta com o sistema shut off, uma válvula que veda o fluxo do líquido quando a cafeteira está em suspensão, liberando-o apenas quando ela entra em contato com uma xícara ou jarra. Além disso, por possuir tampa, preserva melhor a temperatura da bebida durante o período de preparo.   Nossas baristas prepararam um passo a passo básico que agrada a maioria:   1. Inicie com uma moagem de média a grossa, sugerimos a proporção de 8 a 10g de café para cada 100ml de água.   2. Escalde o filtro e os demais utensílios e, então, acrescente o café uniformemente e sem compactá-lo.   3. Faça a pré-infusão, despejando água suficiente apenas para cobrir todo o pó e aguardando meio minuto.   4. Adicione o restante da água e tampe a cafeteira.  5. Em 1:30 minuto, mexa delicadamente e tampe novamente.   6. Espere 3 minutos para completar o tempo de infusão do café.   7. Coloque a Clever sobre a xícara para liberar o fluxo de café e aproveite!  Se preferir, experimente deixá-lo em infusão por mais tempo para obter uma bebida mais intensa e concentrada.   Essa é a maior vantagem desse método, está tudo sob seu controle! São muitas possibilidades de resultado dependendo de sua preferência.   Gostou da Clever? Compartilhe o post e nos conte qual o próximo método que você quer ver por aqui.  

Cold brew com água de coco

Já falamos por aqui do cold brew, um café que é extraído a frio e se mantém fresco por até 10 dias na geladeira.   São várias as formas possíveis de prepará-lo e todas dependem de um café de qualidade e da proporção de pó e água utilizada, mas também é possível incrementar a bebida com outros ingredientes, como ao substituir a água comum por água de coco na hora do preparo.   Veja como é simples fazer:  1. Comece separando o café especial moído e a água de coco. Fizemos na proporção de 10g de café para 100ml de água de coco.   2. Na sua jarra com tampa ou em cafeteira apropriada para cold brew, junte o café e a água de coco gelada.   3. Misture bem e aguarde de 12h a 18h, com a mistura dentro ou fora da geladeira.  4. Coe e deguste!   Essa é uma forma simples e rápida de garantir um café saboroso e diferenciado! Salve para fazer mais tarde e compartilhe com quem também ama um café gelado!  

Hario V60

Os fãs de coado com certeza já conhecem a Hario V60. Apesar de similar ao coador tradicional, essa invenção japonesa se destaca pelo seu design cônico em V e com espirais em ângulo de 60º.  Ele chegou ao mercado em 2005, como uma evolução do filtro de café normal, e se popularizou por produzir uma bebida que realça as notas sensoriais do café.  Seu formato com ranhuras permite uma extração mais uniforme do café e garante distância entre o líquido e o papel do filtro. Esse método também conta com uma abertura maior no fundo, que proporciona mais controle no fluxo da água e evita que fique acumulada. O café produzido é equilibrado em acidez e doçura, sem resíduos.  Preparo 1. Encaixe o filtro especial para a Hario V60 e não esqueça de escaldá-lo com os outros utensílios, descartando a água usada para isso.  2. Em seguida, coloque o pó de café no filtro e dê uma batidinha para que a distribuição fique homogênea. Isso fara com que a água cubra todo o pó facilmente. Nossas baristas usam a proporção de 10g/100ml e moagem média.  3. Jogue um pouco de água sobre o café para hidratá-lo, use apenas o suficiente para cobrir o pó. Aguarde meio minuto. 4. Vá lançando o restante da água em movimentos circulares, assim você contempla todo o pó e faz com que esse movimento extraia ainda mais sabor.  5. Sirva em seguida!  Para garantir sempre a melhor extração do seu café, separamos duas dicas valiosas para nunca esquecer: 1. Usar sempre o filtro de papel próprio, já que uma das principais características do coador são as ranhuras no ângulo de 60º  2. Nunca jogar a água toda de uma vez, isso pode causar a super extração e deixar seu café com gosto amargo.  Esse método japonês de filtrar café é delicado e produz uma bebida aromática e deliciosa.  Não esqueça de salvar e compartilhar esse post, para sempre ter em mãos o melhor jeito de preparar seu café. 

Caffè Corretto

O Caffè Corretto é um clássico coquetel italiano fácil de fazer por conter apenas dois ingredientes: uma dose de espresso e grappa.   Grappa é um conhaque italiano feito com as sobras sólidas da uva. Se você não tiver acesso fácil à bebida, é possível substitui-la pelo destilado de sua preferência, mas aqui vamos focar na receita tradicional.   O mais comum é fazer uma divisão uniforme entre espresso e grappa, mas recomendamos começar com uma dose menor de álcool para que você possa experimentar e dosar de acordo com seu paladar.   A gente vai dar aqui uma sugestão para um coquetel equilibrado que servirá de base para você encontrar o ponto ideal do seu coquetel.  Preparo:   1. Comece com uma dose de café espresso (20 a 30ml). Se você não possuir uma máquina de espresso em casa, sugerimos usar a cafeteira italiana, que prepara um café mais intenso.   2. Adicione 15ml de grappa ao café e misture. Não tem a bebida por perto? Pode usar um destilado de sua preferência, como conhaque, sambuca ou amaretto, que são boas opções.  Conhecia esse coquetel? Compartilhe com quem você quer degustá-lo depois! 

Aeropress

Com um dos formatos mais diferentes e estilosos, a Aeropress é uma cafeteira recentemente inventada, mas já muito adorada pelos coffee lovers. Idealizada em 2005 pelo engenheiro Alan Adler, o café feito por esse método fica pronto em um minuto e é facilmente servido, se encaixando em qualquer recipiente ou xícara.   A Aeropress, assim como a Prensa Francesa, prepara o café com o método de infusão, porém faz uso de filtro de papel. Isso produz uma bebida com açúcares e óleos essenciais presentes, mas com mais sutileza.  Nessa cafeteira, é o ar que faz a pressão que separa a bebida pronta do pó. Para garantir um café perfeito, é preciso apenas controlar o tempo, a temperatura da água e usar um café de qualidade.   O preparo é simples:   1. Encaixe o filtro de papel no porta filtro e escalde com água quente.   2. Posicione sua Aero por cima da xícara e insira o café moído. Nossas baristas recomendam uma proporção de 8 a 10g de pó para 100ml de água.  3. Despeje água suficiente para cobrir o pó, mexendo delicadamente com um a colher em seguida.  4. Coloque o restante da água e aguarde alguns segundos.   5. Encaixe o êmbolo e empurre pressionando continuamente para fazer sua extração. A cafeteira irá emitir um leve chiado, indicando que o líquido passou. Não é necessário apertar até o final.   Além do método tradicional de uso, há uma segunda forma de preparar o café na Aeropress. Muito popular entre os baristas, o chamado método invertido consiste em usar a cafeteira de ponta cabeça. Dessa forma, o pó de café fica em contato com a água por um período mais longo, por isso resulta em uma bebida com mais corpo e uma sensação de maior densidade na boca.   Quem aqui curte a Aeropress?   Compartilha esse post e avisa a gente se quiser um post detalhando o método invertido!

Brigadeiro com café especial

Quando você pensa que não tem como deixar o brigadeiro ainda melhor, a gente te apresenta a versão cafeinada desse docinho bem brasileiro. O brigadeiro é prático e delicioso, então quisemos juntar isso com a característica marcante de um café especial.   Você pode comer de colher, usar para recheios ou coberturas de bolos e sorvetes!   Os ingredientes necessários são os mesmos de um brigadeiro tradicional, apenas com a adição do café especial.  – 1 lata de leite condensado   – 1 colher de sopa de cacau em pó   – 100ml de café especial (usamos o nosso café Kurabiê, que tem notas de caramelo e amêndoa)  – 1 colher de sopa de manteiga   Preparo 1. Comece pelo preparo do café especial, use seu método preferido! Sugerimos a prensa francesa, que resulta em um café com mais óleos essenciais. Isso vai dar um sabor especial ao brigadeiro.   2. Dissolva o cacau em pó no café quente.  3. Em uma panela, adicione a manteiga, o leite condensado e a mistura de cacau e café. Mexa até chegar na consistência desejada de brigadeiro.    Pronto! Essa é uma maneira simples de modificar o brigadeiro tradicional e deixar essa sobremesa ainda mais deliciosa. Perfeita para os amantes de café que amam um docinho.   Compartilhe essa receita com quem não resiste a um bom brigadeiro e não esqueça de salvar esse post para consultar sempre que quiser.  

Chemex

Essa invenção alemã de 1941 é mais uma das formas de preparar um bom café coado. A Chemex é uma cafeteira feita de vidro e possui formato de ampulheta. Foi desenvolvida pelo químico Dr. Peter Schlumbohm e ganhou fama não apenas pela sua estética moderna, mas por preparar um café limpo e sem amargor.   Essa cafeteira é uma das mais bem projetadas dos tempos modernos, considerada uma obra de arte. Sua importância e popularidade é tão grande que faz parte de diversos museus, inclusive do acervo permanente do Museu de Arte Moderna em Nova York!   Aliás, você deve reconhecer essa cafeteira de algumas séries, como Friends e Brooklyn 99.   Além de se destacar por sua beleza, a Chemex é capaz de produzir um café diferenciado. Assim como outros métodos coados, ela exige um filtro de papel, porém seu filtro é mais grosso e dobrado em quatro. Isso forma em um dos lados uma tripla camada de papel, que absorve os óleos e gera um café limpo, sem resíduos e com sabor único.    Seu design de ampulheta também facilita a evaporação de gases que podem alterar o sabor do café.  Para esse método é recomendada uma moagem de média a média/grossa e uma proporção de 7g para 100ml de água. Vamos ao preparo?  1. Dobre o filtro e encaixe-o na cafeteira, de forma que a parede tripla fique virada para a frente, onde está o bico para servir o café. Não se esqueça de escaldar o filtro e todos os utensílios, descartando essa água antes do preparo.    2. Coloque o café no filtro e comece a hidratar o pó, colocando a água até cobri-lo por completo. Essa é a pré-infusão, quando os gases do café são liberados. Aguarde cerca de 30 segundos e mexa com cuidado para garantir que todo o pó seja hidratado.   3. Acrescente o restante da água em movimentos circulares, evitando as paredes do filtro. Espere a água descer e repita até que todo o pó fique saturado.  4. Quando o gotejamento parar, retire o filtro.   Essa cafeteira permite o preparo de Cold Brew também, é só utilizar água em temperatura ambiente e tampar o topo da Chemex para deixar o pó em infusão. Confira nosso post sobre Cold Brew para o passo a passo detalhado desse preparo. Você já experimentou café preparado na Chemex? Conte para a gente nos comentários!

Pressca

A Pressca é um método brasileiro inspirado na prensa francesa. Essa cafeteira surgiu em 2016 e fez sucesso por ser portátil, térmica e não apenas fazer café, mas também ser útil para preparar chás e outras bebidas.   O método de preparo da Pressca é por infusão. Muito similar à Prensa Francesa e à Aeropress, ela possui um êmbolo que, pressionado, extrai a bebida. O resultado é um café encorpado, com óleos essenciais, doçura e acidez realçados.   Preparo:   1. Insira o pó de café dentro da Pressca, de preferência com moagem de média a grossa. Para cada 100ml de água, recomendamos de 7g de pó (para um café mais suave) a 10g (para uma bebida mais intensa).   2. Adicione metade da água na temperatura ideal e mexa um pouco. Depois, insira o restante da água até a marca interna indicada.  3. Aguarde o tempo de infusão, de 2 a 4 minutos.  4. Encaixe o êmbolo com o filtro e pressione-o levemente até chegar ao final.   Simples e portátil, a Pressca é uma cafeteira que ainda consegue preservar a temperatura do café por um tempo.   Por aqui, amamos essa cafeteira, e você?